Novos professores da Rede Municipal participam de Orientação Técnica promovida pela Secretaria de Educação
A Secretaria Municipal de Educação realizou, nos dias 16 e 17 de junho, uma Orientação Técnica voltada aos professores recém-efetivados e contratados do Ensino Fundamental . No dia 25 de junho, foi a vez dos docentes da Educação Infantil. Ao todo, 67 professores participam da ação formativa.
O encontro teve como objetivo apresentar um panorama da rede municipal de ensino, destacando suas concepções pedagógicas, o uso da plataforma digital para controle de frequência, registro de conteúdos e avaliação (diário digital), além da importância dos quadros de modalidades organizativas, essenciais para o planejamento intencional das experiências educativas.
Durante a formação, foram apresentados projetos estruturantes da rede, como o JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que trabalha a educação financeira, e o ERER – Educação para as Relações Étnico-Raciais, que promove práticas pedagógicas voltadas à equidade, diversidade e justiça social.
Destaque também para o Projeto Santa Isabel Cidade Leitora, que valoriza a leitura como prática cotidiana e transformadora. Os professores foram incentivados a se colocarem como modelos de leitores, despertando nos alunos o gosto pela leitura desde a infância, por meio de obras significativas.
Na etapa voltada à Educação Infantil, evidenciou-se o brincar como eixo central, aliado à intencionalidade pedagógica, à afetividade e ao vínculo como bases do desenvolvimento integral.
Foi reforçada a importância da composição das notas e do uso do portfólio como instrumento avaliativo, reunindo produções dos alunos em ordem cronológica para acompanhar, de forma reflexiva, o processo de aprendizagem.
A formação incluiu ainda uma dinâmica de autoavaliação, promovendo a reflexão sobre a prática docente e o compromisso com uma educação ética, pública e transformadora.
A ação reafirma a valorização da formação continuada, fortalecendo a identidade profissional desde o ingresso na rede, com foco na qualidade, no propósito coletivo e na construção de uma educação com sentido e pertencimento.